BLACK MONTH - Descontos imperdíveis em todos os equipamentos de mobilidade

BLACK MONTH - Descontos imperdíveis em todos os equipamentos de mobilidade

Saiba mais

10 Factos que precisa de saber sobre as baterias para elevadores de escadas

Escrito por Stannah em 25-07-2022

baterias elevadores de escadas

Como é que funciona um elevador de escadas? Funciona a baterias? Quanto tempo duram as baterias dos elevadores de escadas e como podem ser substituídas?

Todas estas perguntas são importantes para quem tem um elevador de escadas. E neste artigo, respondemos a todas!

1. Como é que funciona um elevadores de escadas?

O elevador de escadas, seja um elevador para escadas retas ou um elevador para escadas curvas, é um equipamento de mobilidade que permite ao utilizador deslocar-se ao longo das escadas de forma totalmente segura e independente.

Tradicionalmente, os elevadores de escadas recorrem a um sistema pinhão-cremalheira de aço. Para que este sistema funcione corretamente é necessário que ao carregar no comando para iniciar a viagem na direção pretendida, o motor do elevador de escadas acione a engrenagem ligada ao carril.

Se pretender regressar ao piso onde estava, volta a carregar no comando e o motor gira a engrenagem, invertendo a sua direção para que a cadeira elevatória se desloque na direção oposta.

2. Os elevadores de escadas têm baterias?

Os elevadores de escadas têm baterias

Sim, têm. Durante o percurso, as cadeiras elevatórias Stannah recorrem sempre a bateria, garantindo um baixíssimo consumo energético e que poderá continuar a utilizar o elevador mesmo em caso de falha de energia elétrica.

Estando totalmente carregadas, as baterias para cadeiras elevatórias Stannah conseguem realizar entre 15 a 20 viagens dependendo do comprimento das escadas.

Por isso é que o elevador de escadas deve estar sempre ligado a uma fonte de energia, como uma tomada elétrica comum, que assegura o seu correto funcionamento e o carregamento das baterias incorporadas no elevador.

Desta forma, pode ficar descansado, pois mesmo que falhe a luz nunca ficará preso a meio das escadas ou num só piso da casa.

Que tipo de baterias é que o elevador de escadas Stannah utiliza?

Os elevadores de escadas Stannah têm duas baterias recarregáveis de 12V 7 Ah ligadas em série para alimentar um motor de corrente de 24V DC. Este motor tem potência suficiente para garantir que o elevador de escadas consegue percorrer distâncias iguais ou superiores a 12 metros.

As baterias para elevadores de escadas Stannah são VRLA (baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula), o que significa que, por estarem desenhadas para conter o eletrólito, estão protegidas contra derrames mesmo que sejam perfuradas.

Estas baterias são consideradas uma das baterias mais seguras no mercado atualmente e, por isso, são muito populares e utilizadas frequentemente por diferentes fabricantes.

3. Onde se encontram as baterias do elevador de escadas?

As baterias para elevadores de escadas Stannah estão localizadas num compartimento no interior do próprio elevador. Esta localização foi pensada para garantir a total segurança de qualquer pessoa que utilize a cadeira elevatória.

É também por motivos de segurança que este compartimento se encontra fechado e aparafusado, para que não haja qualquer risco de este se abrir durante a viagem.

4. Como posso carregar as baterias do elevador de escadas?

As baterias para elevadores de escadas Stannah podem ser carregadas automaticamente em diferentes pontos:

  • Quando o elevador está devidamente estacionado no local de carregamento, seja no topo ou fundo das escadas.
  • Ou podem ser carregadas ao longo de toda a pista, como no caso dos elevadores de escadas retas da Stannah.

Apenas tem de garantir que há energia a passar na tomada à qual o elevador está ligado e que, por norma, se encontra junto às escadas.

O elevador de escadas funciona se houver um corte de energia?

Sim. Qualquer um dos diferentes tipos de elevadores de escadas da Stannah funciona mesmo durante um corte de energia.

Como dissemos anteriormente, se a luz falhar subitamente e as baterias do elevador de escadas estiverem totalmente carregadas, poderá fazer entre 15 e 20 viagens.

O número de viagens que poderá fazer enquanto não volta a ter energia vai depender do comprimento das escadas, ou seja, da distância que o elevador tem de percorrer entre um piso e o outro.

Se achar que o corte de energia ainda vai durar algum tempo, pode desligar o elevador para poupar bateria colocando o interruptor em OFF. Nesta situação, ligue o elevador apenas quando precisar realmente de se deslocar para outro piso.

Desligar o elevador de escadas é uma opção de emergência e, por isso, não deve fazer disto um hábito.

Se o elevador de escadas ficar desligado durante muito tempo, não vai conseguir carregar as baterias corretamente e, eventualmente, o elevador vai deixar de funcionar.

5. Como é que posso aumentar o tempo de vida das baterias dos elevadores de escadas?

aumentar o tempo de vida das baterias dos elevadores de escadas

Sempre que não estiver a usar o elevador de escadas, assegure-se de que este está estacionado no local de carregamento e com o interruptor na posição ON.

Aconselhamos também que utilize o elevador de escadas com alguma regularidade para manter as baterias ativas e em bom funcionamento.

Por isso, se tiver de se ausentar de casa por vários dias ou até meses, vale a pena pedir a alguém da sua inteira confiança que vá até à sua casa e utilize o elevador de escadas de vez em quando.

A visita de manutenção também ajuda a garantir que a cadeira elevatória continue a funcionar corretamente, pois durante esta visita podemos verificar o estado das baterias e se é preciso realizar algum tipo de intervenção para que estas durem mais tempo.

Devo desligar o elevador de escadas para poupar a bateria?

Não. Se o elevador ficar desligado por um longo período de tempo, as baterias não vão ser carregadas corretamente e podem mesmo ficar totalmente descarregadas.

Por isso, desaconselhamos que desligue o elevador de escadas, a não ser numa situação de emergência.

Quando falamos de uma situação de emergência referimo-nos a:

  • Cortes prolongados de energia, durante os quais pode ter de usar a cadeira elevatória várias vezes antes que a energia regresse e as baterias possam voltar a ser carregadas normalmente.
  • Caso o elevador de escadas se encontre fora dos pontos de carga e sofra alguma avaria é também necessário desligar o equipamento.

6. Quanto tempo duram as baterias de um elevador de escadas?

Em condições normais, as baterias para elevadores de escadas Stannah duram entre 3 e 5 anos, dependendo da utilização que fizer do equipamento.

Se deixar frequentemente o elevador estacionado fora do local de carregamento, as baterias podem durar muito menos tempo e, inclusive, sofrer algum dano. Por isso, evite deixar o elevador de escadas desligado durante muito tempo.

7. Como posso saber se está na hora de substituir as baterias do elevador de escadas?

Durante as visitas de manutenção, os técnicos da Stannah realizam testes às baterias para elevadores de escadas.

Com estes testes, os nossos técnicos conseguem ter uma ideia do tempo de vida aproximado que resta às baterias ou até se já está na hora de serem substituídas.

Independentemente da visita de manutenção, há alguns sinais a que pode estar atento e que podem indicar que as baterias estão a chegar ao fim da sua vida útil. Por exemplo:

  • O elevador começa a andar mais devagar que o habitual;
  • O elevador faz paragens a meio das viagens e recomeça a andar após alguns segundos;
  • As baterias não carregam, mesmo quando o elevador está estacionado no local de carregamento.

baterias-elevadores-escadas

À partida, se o seu elevador de escadas está a funcionar tal e qual como no dia em que foi instalado, não deve ter motivos para se preocupar.

Mas se tem dúvidas sobre o estado das baterias do seu elevador, o melhor é entrar em contacto connosco.

O nosso técnico especializado fará alguns testes de diagnóstico como, por exemplo, utilizar um medidor de baterias para verificar se estas estão a carregar normalmente.

Podem ainda ser realizados outros testes de diagnóstico para verificar se não existem problemas adicionais que estejam a comprometer o funcionamento do elevador em geral.

Como posso testar as baterias para elevadores de escadas?

Se não tiver conhecimentos técnicos sobre as baterias para elevadores de escadas, não faça qualquer teste e deixe esse trabalho para um técnico especializado.

Mesmo sem querer, pode danificar as baterias do seu elevador de escadas ou outro componente essencial do elevador.

Caso queira realmente verificar o estado das baterias do seu elevador de escadas, pode contactar a linha de Assistência da Stannah e teremos todo o gosto em ajudá-lo.

Porque é que o meu elevador de escadas está mais lento?

A lentidão anormal do elevador de escadas pode ser um sinal de que as baterias estão a chegar ao fim da sua vida útil.

Se a sua cadeira elevatória já não se desloca à mesma velocidade, entre em contacto connosco e peça a visita de um técnico para que este possa verificar se é preciso substituir as baterias.

9. Como posso mudar as baterias do elevador de escadas?

Tenho de contratar um técnico profissional ou posso mudar as baterias sozinho?

mudar as baterias do elevador de escadas

Substituir as baterias para elevadores de escadas pode não parecer muito complicado, mas pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça se não tiver formação ou experiência técnica para lidar com este tipo de equipamento.

Para substituir as baterias de um elevador de escadas é necessário desmontar algumas partes do elevador, remover as baterias velhas e instalar um conjunto de baterias novas.

Além de ser importante que o técnico conheça muito bem todos os componentes do elevador de escadas, também é fundamental que instale baterias novas com a voltagem correta para não comprometer o bom funcionamento do elevador.

É igualmente preciso que o técnico saiba voltar a colocar todas as peças no devido lugar e, assim, garantir que o elevador pode ser utilizado novamente com total segurança.

Onde são depositadas as baterias antigas dos elevadores de escadas?

Quando as baterias antigas dos elevadores de escadas são removidas por técnicos da Stannah, estas são levadas de volta para o nosso armazém.

Depois são recolhidas por empresas especializadas na reciclagem destes produtos.

Nunca deite as baterias de um elevador de escadas no caixote de lixo comum. Estas devem ser separadas e não devem ser misturadas com o restante lixo reciclável.

As baterias que não são recicladas corretamente podem contaminar os outros resíduos e ser extremamente prejudiciais para os seres humanos e para o ambiente.

10. Quanto custam as baterias para elevadores de escadas?

Para saber o preço exato das baterias de substituição para o seu elevador de escadas, a melhor opção é entrar em contacto com a Stannah.

As suas baterias podem estar abrangidas pela garantia inicial que cobre o elevador de escadas ou beneficiar de um plano de serviço alargado.

A Stannah pode ajudar-me a substituir as baterias do meu elevador de escadas?

Claro que sim! Os nossos técnicos especializados estão prontos para responder a todas as suas dúvidas sobre a manutenção das baterias dos elevadores de escadas Stannah, assim como dos restantes componentes do elevador.

Pode também entrar em contacto connosco para saber se as baterias do seu elevador de escadas estão abrangidas pela garantia Stannah e em que condições esta se aplica.

O nosso serviço de assistência técnica tem cobertura nacional e está disponível por telefone. Pode entrar em contacto connosco durante os seguintes dias e horários:

Dias Horario Telefone
Segunda-feira a Sexta-feira 9h às 19h 808 91 25 31
Sábado 9h às 19h

Como alternativa, pode preencher o nosso formulário online de pedido de assistência e um dos nossos assistentes entrará em contacto consigo assim que possível.

Afinal de contas, quem melhor para o ajudar do que a Stannah, um fabricante de elevador de escadas com mais de 150 anos de experiência com soluções de mobilidade?

Trabalhamos todos os dias para o ajudar a desfrutar da liberdade e independência que só um elevador de escadas Stannah lhe pode oferecer. Por isso, não hesite em contactar-nos. Estamos aqui para si!

Artigos relacionados