808915050

Ligue-nos, é grátis

Configure o seu elevador de escadas aqui

Configure o seu elevador de escadas aqui

Saiba mais

Baterias para elevadores de escadas: tudo o que precisa de saber

Quanto tempo duram as baterias dos elevadores de escadas e como podem ser substituídas?

Escrito por Stannah em 08-09-2021

baterias elevadores de escadas

 

Os elevadores de escadas têm baterias?

Sim, os elevadores de escadas são alimentados por baterias que são carregadas através de uma fonte de energia principal, como uma tomada elétrica. Isto aplica-se tanto aos elevadores de escadas retos como curvos

Os elevadores de escadas Stannah recorrem um sistema pinhão-cremalheira de aço que é carregado de forma contínua através de uma tomada elétrica. Esta tomada deve estar localizada junto às escadas no piso superior e inferior.

Tal significa que tudo o que precisa é de uma tomada comum perto das escadas para manter as baterias carregadas e assegurar que a sua cadeira elevatória está sempre pronta a funcionar.

Durante a sua avaliação gratuita das suas escadas, um dos nossos especialistas de mobilidade irá identificar a tomada elétrica mais adequada, por isso não terá de se preocupar com esta questão.

Também pode ficar mais descansado ao saber que as baterias da sua cadeira elevatória nunca lhe irão falhar quando mais precisar. Durante um corte de energia, as baterias da sua cadeira continuarão a funcionar, transportando-o em segurança até ao seu destino.

Mesmo que a luz não volte imediatamente, se as baterias estiverem totalmente carregadas poderá realizar entre 15 e 20 viagens. Leia mais sobre cortes de energia no nosso artigo sobre este tema.

Que tipo de bateria tem um elevador de escadas?

As elevatórias Stannah incluem duas baterias recarregáveis de 12V 7 Amh, ligadas em série de modo a alimentar um motor de corrente de 24V DC. Além disso, as baterias da sua cadeira elevador de escadas são baterias VRLA (baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula).

Por exemplo, um elevador de escadas Stannah, modelo 260, instalado numa escada com 12 ou mais metros requer mais potência. Consequentemente, estes elevadores de escadas funcionam com duas baterias de 12v 12 Amh – é semelhante à bateria usada por máquina de bolas de ténis, mas com menor potência do que um carrinho de golfe.

As baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula (VRLA) estão desenhadas para conter o eletrólito. Tal significa que estas baterias estão protegidas contra derrames, mesmo que estas sejam perfuradas. Este tipo de sistema de segurança faz das baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula um dos sistemas de energia de reserva mais populares atualmente.

Quanto tempo duram as baterias do elevador de escadas antes de precisarem de ser substituídas?

Normalmente, as baterias dos elevadores de escadas Stannah duram entre 3 e 5 anos. Porém, tal depende do uso que é feito da cadeira elevatória e se esta é deixado fora do seu local de carregamento com frequência.

Quando não estiver a ser utilizada, a sua cadeira elevatória deve estar sempre estacionada no seu local de carregamento e na posição “ON”. Apenas se houver um corte de luz é que deve ponderar poupar a bateria, desligando completamente o elevador no interruptor “ON/FF”.

No entanto, tal só é recomendado em caso de emergência como, por exemplo, durante uma falha de energia que se prolongue durante algum tempo. Se deixar a sua cadeira elevatória desligada durante muito tempo, as baterias não irão ser carregadas corretamente.

Todos os elevadores de escadas Stannah possuem o mesmo sistema de baterias. Tanto para elevadores de escadas curvos como retos, o seu elevador utilizará o mesmo tipo de bateria, com as mesmas especificações e sistema de alimentação.

O comprimento das escadas também pode ter impacto no consumo da bateria. Se tiver uma escada mais longa, naturalmente terá de usar o elevador de escadas durante mais tempo para chegar ao piso superior ou inferior.

Manutenção das baterias da cadeira elevatória

As baterias da sua cadeira elevador de escadas Stannah não necessitam de manutenção. A única coisa que é importante ter em atenção é não deixar a cadeira elevatória fora do seu ponto de carregamento durante demasiado tempo. Tal significa apenas que deve manter o seu elevador de escadas devidamente estacionado após cada viagem.

Durante a avaliação gratuita das suas escadas, um dos nossos especialistas de mobilidade irá dar-lhe toda a informação de que necessita sobre esta questão, incluindo planos de serviço. No entanto, é comum que as baterias do seu elevador de escadas estejam cobertas por uma garantia inicial ou um plano de serviço alargado.

Durante um serviço de revisão periódico, o técnico da Stannah irá testar as baterias e utilizar um medidor de bateria para verificar se as estas estão a carregar corretamente. O medidor de bateria indicará se precisa de baterias novas ou se as baterias atuais do seu elevador de escadas continuam a funcionar corretamente.

Recomendamos ainda que não substitua as baterias do seu elevador de escadas por si próprio. Substituir as baterias da sua cadeira elevatória reta ou curva pode não parecer muito complicado, mas pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça se quem o fizer não tiver formação e experiência técnica para manusear um elevador de escadas.

Para substituir as baterias de um elevador de escadas será necessário desmontar algumas partes da cadeira elevatória, remover as baterias velhas e instalar um conjunto de baterias novas com a voltagem correta. No final, deverá ainda certificar-se de que voltar a colocar no todas as peças desmontadas inicialmente seu respetivo sítio.

Um técnico Stannah pode encarregar-se da substituição das baterias do seu elevador de escadas, garantindo a sua segurança e a da sua família. Basta entrar em contacto connosco e teremos todo o gosto em ajudá-lo.

Como saber quando deve substituir as baterias do seu elevador de escadas?

como saber quando substituir baterias elevadores de escadas

Se as suas baterias estiverem fracas, nada de muito estranho irá acontecer. Por isso, não tem de se preocupar com zumbidos altíssimos ou luzes de emergência a piscar sem parar. O que pode acontecer quando as baterias da sua cadeira elevatória estiverem a aproximar-se do fim da sua vida útil é:

  • A cadeira elevatória deslocar-se mais devagar do que o habitual;
  • Parar após uma curta distância e depois continuar a viagem;
  • As baterias deixaram de carregar mesmo que a cadeira elevador de escadas esteja estacionada no local de carregamento.

Se verificar que as baterias já não carregam mesmo que a sua cadeira elevatória esteja estacionada no seu ponto de carregamento, tal significa que as baterias poderão estar danificadas e muito provavelmente não voltarão a carregar. Caso tal aconteça, terá de substituir as baterias obrigatoriamente. Mais uma vez, a nossa recomendação é que seja um técnico profissional a fazer esta substituição.

As baterias são carregadas sempre que estaciona corretamente o elevador de escadas ao fim de cada viagem no seu local de carregamento – esta é a única forma de garantir que as baterias estão sempre carregadas. Por isso, é realmente importante que não deixe a cadeira elevatória fora do local de carregamento.

Se por algum motivo tiver de se ausentar de casa por um longo período de tempo como, por exemplo, quando vai de férias, é uma boa ideia pedir a alguém conhecido que venha dar umas voltas no seu elevador de escadas.

Preço das baterias do elevador de escadas

No que diz respeito ao preço das baterias de substituição do elevador de escadas, a melhor opção é entrar em contacto connosco. As suas baterias podem estar abrangidas pela garantia inicial que cobre o elevador de escadas ou beneficiar de um plano de serviço alargado.

Um dos nossos especialistas terá todo o prazer em ajudá-lo, respondendo a todas as suas questões, seja por telefone ou durante a visita de avaliação gratuita das suas escadas. Afinal de contas, quem melhor para o ajudar do que a Stannah, um fabricante de elevador de escadas com mais de 150 anos de experiência na indústria da elevação?

FAQ sobre as baterias do seu elevador de escadas

Recebemos diversas perguntas sobre as baterias dos elevadores de escadas e, por isso, tentamos fornecer-lhe aqui as respostas às perguntas mais frequentes que nos chegam.

Reunimos ainda um conjunto de perguntas que podem ser do seu interesse se estiver interessando em saber como funciona um elevador de escadas e as suas baterias.

Seja qual for a sua dúvida, e se não encontrar aqui a resposta que procure, não hesite em entrar em contacto connosco. Teremos todo o prazer em o ajudar e dar-lhe a informação de que necessita para que possa tomar uma decisão informada.

Devo desligar o meu elevador de escadas para “poupar” bateria?

Não. Em circunstâncias normais, tal não é necessário. Deve sim estacionar sempre o seu elevador de escadas após cada viagem no seu ponto de carregamento e manter o interruptor na posição “ON”. Desta forma, as baterias são carregadas de forma contínua e sempre que precisar, o seu elevador de escadas estará pronto a ser utilizado.

Apenas se houve um corte de luz durante um longo período de tempo é que deve ponderar desligar o elevador de escadas, colocando o interruptor na posição “OFF” para poupar bateria.

Devo chamar um profissional para substituir a bateria do meu elevador de escadas ou posso ser eu a fazê-lo?

Recomendamos que deixe a substituição das baterias a cargo de um técnico com experiência para o fazer. As baterias do seu elevador de escadas são baterias industriais, armazenadas dentro do chassis do elevador.

Por isso, estas devem ser substituídas por um técnico especializado, pois é necessário extrair a bateria antiga, instalar um novo conjunto de baterias com voltagem correta e assegurar que o elevador está pronto a ser usado.

Sempre que possível, entre em contacto connosco. Ninguém melhor do que os nossos técnicos acreditados para saberem como proceder à substituição segura e eficiente das baterias da sua cadeira elevador de escadas. Este serviço pode ainda estar enquadrado na garantia inicial do seu elevador de escadas ou abrangido por um plano de serviço alargado.

Para onde vão as baterias antigas dos elevadores de escadas?

Na Stannah, as baterias antigas são levadas de volta ao armazém onde serão recolhidas por empresas que se ocupam da reciclagem apropriada deste tipo de produto.

Quando as baterias do seu elevador de escadas são removidas por um técnico da Stannah e substituídas por um conjunto de baterias novas, o técnico irá fazer uma avaliação geral do equipamento de forma a verificar se todas as componentes do equipamento estão a funcionar corretamente.

O que acontece se houver um corte de energia”?

No caso de um corte de energia, o seu elevador de escadas continuará a funcionar durante aproximadamente 20 viagens de ida e volta.

Se a luz falhar, as baterias são acionadas para que o elevador de escadas continue a funcionar. Normalmente. As baterias são automaticamente carregadas quando o elevador de escadas se encontra no local de carregamento. É vital que o seu elevador de escadas permaneça no local de carregamento quando não estiver a ser utilizado.

Durante um corte de energia prolongado, pode optar por poupar a energia da bateria desligando o interruptor no elevador. Contudo, esta é uma medida que só deve ser utilizada em caso de emergência. Se mantiver o seu elevador de escadas desligado por um longo período de tempo, as baterias não irão ser carregadas de forma adequada.

Entre em contacto com a Stannah

Um elevador de escadas é um equipamento que ao fim de apenas algumas utilizações, se torna indispensável para quem lida diariamente com problemas de mobilidade.

Por isso, entendemos que possa ter diferentes perguntas sobre o seu funcionamento e é para isso que aqui estamos, para o ajudar a escolher e saber como utilizar o elevador mais adequado para si e para a sua casa.

Entre em contacto connosco ou solicite uma chamada e teremos todo o gosto em oferecer-lhe um aconselhamento personalizado e pensado à medida das suas necessidades.