Configure aqui o seu elevador de escadas e tenha -10% de desconto

Configure aqui o seu elevador de escadas e tenha -10% de desconto

Saiba mais

Pode um elevador de escadas ser instalado em qualquer tipo de escada? Saiba tudo!

Escrito por Stannah

Pode um elevador de escadas ser instalado em qualquer tipo de escada?

A resposta é Sim! Mesmo que as suas escadas tenham particularidades únicas, é possível encontrar um elevador de escadas que se adapte a qualquer tipo de escada.

O desafio não é impossível de superar. Saiba porquê já de seguida!

Os elevadores de escadas podem ser instalados em qualquer tipo de escada?

Sim. Na maioria dos casos, os elevadores de escadas são pensados para se adaptarem a diferentes tipos de escadas.

Qualquer que seja a configuração da sua escada, com mais ou menos espaço no patamar, há um elevador para escadas retas, curvas e exteriores para responder às suas necessidades de mobilidade e ao design das suas escadas.

Na Stannah, os nossos elevadores de escadas são desenhados à medida e, por isso, podem ser facilmente adaptados a diferentes configurações de escadas e espaços.

Porque é que um elevador de escadas pode ser instalado em qualquer escada?

O segredo das cadeiras elevatórias está na adaptabilidade do seu design: os modelos dos elevadores de escadas podem ser altamente personalizáveis, podendo ajustar-se a altura e largura da cadeira, assim como o carril.

O carril sobre o qual a cadeira se desloca também é desenhado à medida para se encaixar no espaço pretendido sem perder capacidade de resposta às necessidades de quem tem mobilidade reduzida.

Vamos olhar para estes componentes com mais atenção e perceber como podem influenciar a capacidade um elevador de escadas se adaptar ou não a uma escada.

Os diferentes tipos de elevadores de escadas que existem

Os diferentes tipos de elevadores de escadas que existem

Para se adaptarem melhor a diferentes espaços, existem três tipos de elevadores de escadas:

Tipos de carris para diferentes elevadores de escadas

Os carris podem ser retos, curvos ou modulares. Optar por um carril ou outro vai depender sempre do design da sua escada.

Por isso, o carril deve ser sempre fabricado à medida para se encaixar na perfeição na escada e garantir que a viagem na cadeira elevatória seja confortável, suave e sem oscilações.

As dimensões dos elevadores de escadas

Os elevadores de escadas podem ter diferentes dimensões de forma a ajustarem-se ao espaço onde serão instalados.

Um elevador de escadas curvas terá necessariamente dimensões diferentes do que um elevador para escadas retas e exteriores, pois a escada onde será instalado terá uma configuração diferente como, por exemplo, incluir patamares intermédios.

Os elevadores de escadas são feitos à medida?

Sim. Normalmente, os elevadores de escadas são feitos à medida. Os nossos especialistas de mobilidade na Stannah estão totalmente preparados para o ajudar a encontrar o elevador com as dimensões certas para si e, em particular, para a sua casa.

É por isso que quando decide comprar uma cadeira elevatória é fundamental que as suas escadas sejam medidas e avaliadas por um profissional.

O nosso especialista de mobilidade irá medir as suas escadas de forma rigorosa através de um estudo fotométrico e, assim, garantir que o seu elevador de escadas e o respetivo carril serão fabricados com as medidas exatas.

De seguida, a nossa equipa de engenheiros irá desenhar e fabricar um elevador de escadas que se encaixará perfeitamente na sua casa e que irá ajudá-lo a sentir-se mais seguro quando tiver de utilizar as escadas.

Os elevadores de escadas podem contornar esquinas?

Os elevadores de escadas podem contornar esquinas?

Sim. Os elevadores de escadas estão preparados para contornar esquinas nos patamares e, se necessário, no topo e no final das escadas.

O objetivo principal é garantir que se sente totalmente confortável e seguro enquanto se levanta e senta na cadeira elevatória.

Dependendo da forma das escadas e das esquinas que precisam ser contornadas, o carril deverá ficar ligeiramente afastado da parede (aproximadamente 15 cm).

Tal deixa espaço suficiente para que qualquer outra pessoa possa utilizar as escadas normalmente quando o elevador de escadas não estiver a ser utilizado.

Além de contornarem esquinas, os elevadores de escadas têm outras valências que lhes permitem oferecer maior comodidade e segurança como, por exemplo, um carril retrátil que desimpede a passagem no fundo das escadas.

O carril do elevador de escadas pode ser encurtado?

Sim. No entanto, tal irá depender das circunstâncias em que o faz.

Se o seu elevador for feito à medida, a dimensão do carril já deverá estar perfeitamente ajustada à sua escada.

Encurtar o carril de um elevador de escadas é uma decisão que deve ser deixada à equipa técnica de engenheiros que irá fabricar o seu elevador.

Juntamente com as medidas fornecidas pelo especialista de mobilidade durante a visita de avaliação, os nossos engenheiros saberão qual a melhor decisão a tomar.

Se estiver a ponderar comprar um elevador em segunda mão e verificar que é necessário encurtar o carril, nunca o deve fazer sem o aconselhamento de uma equipa técnica especializada em elevadores de escadas.

Dado que normalmente os elevadores de escadas são feitos à medida, ao instalar um elevador em segunda mão é preciso garantir que todos os procedimentos de segurança são seguidos e que o carril, assim como outros componentes essenciais, são devidamente instalados.

Quais são os requisitos para instalar um elevador de escadas?

Um dos requisitos mais importantes para instalar um elevador de escadas é escolher uma empresa de confiança que lhe dará todo o apoio, desde o primeiro contacto até depois da instalação do elevador de escadas.

Na Stannah, os nossos especialistas de mobilidade fazem uma avaliação rigorosa do espaço onde deseja instalar o elevador de escadas de forma a garantir que este cumpre os requisitos necessários para a instalação de um elevador de escadas.

Alguns destes requisitos incluem:

Acesso a uma tomada elétrica

Os elevadores de escadas funcionam a baterias e, por isso, devem estar sempre ligados a uma tomada elétrica para assegurar que as baterias são devidamente carregadas.

Em caso de falha de energia, o elevador de escadas irá recorrer às baterias para continuar a realizar viagens e assegurar que nunca ficará preso a meio das escadas ou num piso da casa.

Largura mínima das escadas

A largura mínima das escadas varia entre 66,8 cm e 67,9 cm. No entanto, estes valores irão variar consoante a configuração das escadas, isto é, se as escadas são curvas ou retas, no interior ou exterior.

Estas medidas asseguram que o elevador de escadas terá um espaço mínimo necessário para possa viajar de forma totalmente segura.

Pé direito no topo das escadas

Não há uma medida de referência para o pé direito no topo das escadas.

No entanto, durante a visita de avaliação das suas escadas, os especialistas de mobilidade da Stannah garantem que existe espaço suficiente no patamar superior para que possa sentar-se e levantar-se do elevador com conforto e segurança.

Conclusão

Os elevadores de escadas podem ser instalados em praticamente todo o tipo de escadas, mas requerem a avaliação prévia de um especialista de mobilidade para garantir que a solução implementada serve da melhor forma as suas necessidades e as exigências do espaço disponível.

Qualquer que seja a configuração da sua escada, na Stannah desenhamos soluções à medida de cada utilizador, oferecendo opções de personalização que vão desde funcionalidades na própria cadeira até ao carril escolhido para o seu elevador de escadas.

O nosso propósito é ajudá-lo a recuperar a sua independência e liberdade de movimento na casa que tanto ama. Assim, poderá voltar a utilizar as escadas e aceder a todas as divisões da sua casa com total confiança e segurança.

Artigos relacionados: