808915050

Ligue-nos, é grátis

Configure o seu elevador de escadas aqui

Configure o seu elevador de escadas aqui

Saiba mais

Os elevadores de escadas são seguros?

Que tipo de características de segurança deve ter o seu elevador de escadas e porquê? Veja aqui tudo o que precisa de saber sobre este tema.

Escrito por Stannah em 08-09-2021

Os elevadores de cadeira para escadas são seguros?

Sim, os elevadores de cadeira para escadas são seguros. E não só são seguros, como também o ajudam a manter a sua independência, eliminando o perigo que as escadas representam para a sua segurança.

Os elevadores de escadas foram pensados para que as pessoas com mobilidade reduzida possam continuar a utilizar as escadas de forma segura, evitando assim terem de mudar de casa devido a algo tão trivial como uma escada.

Talvez você seja alguém que deseje envelhecer na sua própria casa, ou alguém que tenha de lidar com diferentes problemas de mobilidade diariamente e esteja à procura de um meio que o ajude a recuperar a independência.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 28-35% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem todos os anos, uma percentagem que sobe para 32-42% quando falamos de pessoas com mais de 70 anos. Além disso, as quedas têm tendência a aumentar à medida que envelhecemos.

Uma queda depois dos 65 anos quase nunca é “apenas uma queda”. De acordo com o mesmo relatório da OMS, a taxa de internamentos hospitalares de pessoas idosas varia de 1,6 a 3,0 por 10 000 pessoas.

As lesões graves, traumatismos e perda de mobilidade são consequências que resultam frequentemente de quedas desastrosas.

Segundo diversos estudos, a maioria dos acidentes ocorre dentro de casa ou nas suas imediações, mas sabia que a maioria dos acidentes com pessoas idosas ocorre nas escadas e na casa de banho?

Preparar a sua casa com antecedência para poder envelhecer com segurança e qualidade de vida pode evitar muitos dissabores a longo prazo.

Por exemplo, instalar uma cabine de duche adequada em vez de uma banheira escorregadia, ou instalar uma cadeira elevatória em vez de continuar a utilizar as escadas e arriscar sofrer uma queda, pode ser um grande contributo para melhorar a segurança da sua casa.

Os elevadores de escadas são seguros para pessoas com demência?

Os elevadores de escadas são seguros quando o utilizador é capaz de o utilizar de forma independente, uma vez que este tem de ser capaz de entrar e sair da cadeira elevatória com segurança. Por isso, é essencial que o utilizador saiba como utilizar a cadeira elevatória e seja capaz de o fazer de forma independente.

É igualmente importante considerar a gravidade do estado de demência do utilizador, e se há alguém que possa garantir que este permanece sentado no elevador de escadas durante toda viagem.

Alguns elementos de segurança incluídos no elevador de escadas, tais como o cinto de imobilização ou o cinto de segurança de 5 pontos, podem ser uma grande ajuda para uma pessoa com demência, assegurando que esta permanece sentada na cadeira durante todo o percurso.

Jovens com mobilidade reduzida

Os elevadores de escadas não estão pensados apenas para pessoas mais idosas. Pessoas com menos de 65 anos e mesmo crianças também podem beneficiar de um elevador de escadas.

Todas as pessoas com mobilidade reduzida, e para quem as escadas representam um perigo, necessitam de uma opção viável para continuar a utilizar escadas com total segurança e uma cadeira elevatória pode ser a solução ideal.

8 Características de segurança a considerar na compra de uma cadeira elevatória

Uma cadeira elevatória de qualidade deve incluir várias características de segurança. Afinal, o objetivo é proporcionar-lhe uma forma segura e independente de continuar a viver na casa que tanto ama.

1. Sensores de segurança

Estes sensores devem ser instalados debaixo do apoio de pés e na lateral do chassis da cadeira.

Os sensores das nossas cadeiras elevatórias garantem que esta para imediatamente se encontrarem um obstáculo nas escadas.

2. Tipos de cintos de segurança

O cinto mais utilizado na indústria é um cinto de segurança de fecho central (semelhante às alças de uma mochila).

A Stannah oferece-lhe outras opções, tal como um cinto de segurança retráctil, montado no apoio de braços e fácil de colocar se tiver artrose nas mãos e nos dedos.

O cinto de segurança imobilizador, por seu lado, impede o elevador de escadas de funcionar até que este seja corretamente colocado.

Outra opção inclui o cinto de segurança de cinco pontos diagonais e que lhe oferece apoio adicional nos ombros e, se necessário, nas pernas.

3. Baterias (em caso de falha de energia)

Acadeira elevatória continua a funcionar graças às baterias incorporadas. No entanto, é importante que mantenha a sua cadeira elevatória estacionada no local de carregamento no final de cada viagem. Desta forma, se houver um corte de energia, poderá continuar a utilizar a sua cadeira em segurança até que a luz regresse.

4. Calha retráctil

A calha retrátil é uma característica opcional para escadas com espaço limitado no piso inferior.

A calha retrai-se e estende-se automaticamente à medida que a cadeira elevador de escadas se desloca para cima e para baixo nas escadas, libertando espaço no fundo das escadas. Isto também evita que a calha se transforme num perigo, provocando quedas ou bloqueando a passagem ou uma saída de emergência.

5. Apoio de pés rebatível

Uma cadeira elevatória tem quase sempre um apoio de pés rebatível. A Stannah oferece também como opção um apoio de pés elétrico, que é especialmente importante no topo das escadas para que não tenha de se baixar para abrir ou fechar o apoio de pés.

6. Chave de segurança

Com esta chave poderá impedir o uso não autorizado do seu elevador de escadas, especialmente se o elevador estiver instalado numa área comum, como as escadas de um edifício de apartamentos. Se não estiver preocupado pelo facto de outras pessoas poderem utilizar o seu elevador de escadas, pode simplesmente deixar a chave inserida no elevador.

7. Assento e apoios de braços ajustáveis

A Stannah oferece vários tipos de assentos para as cadeiras elevatórias, com apoio de braços mais largos para proporcionar espaço adicional e oferecer mais apoio ao levantar-se da cadeira.

O modelo Sadler da Stannah, onde pode viajar quase de pé, é uma boa solução para quem tem dificuldade em dobrar os joelhos ou que têm problemas de costas.

8. Comandos

Os comandos dos elevadores de escadas devem ser ergonómicos e fáceis de utilizar.

Com os comandos incorporados nos elevadores de escadas da Stannah basta pressionar comando na direção que deseja seguir. O controlo remoto também está pensado para pessoas com mobilidade limitada, permitindo-lhe chamar o elevador de escadas a partir de qualquer piso.

Segurança no topo das escadas com uma cadeira elevatória

Estar no topo das escadas sem qualquer apoio pode representar um perigo acrescido para pessoas com problemas de mobilidade. Perder o equilíbrio no cimo das escadas pode facilmente transformar-se numa situação bastante perigosa, uma vez que uma queda neste local pode causar lesões bastante graves.

Enquanto utiliza a sua cadeira elevatória para subir e descer as escadas, esta deverá encontrar-se numa posição lateral. No entanto, no final da viagem é importante que possa rodar o assento para que as costas da cadeira formem uma “barreira de segurança” entre si e as escadas.

Uma característica de segurança que assegura esta funcionalidade é a rotação do assento. Todos os elevadores de escadas Stannah incluem a rotação manual do assento e que pode acionar através da utilização de uma pequena alavanca. No entanto, se tiver problemas de mobilidade que dificultem a rotação manual da sua cadeira elevatória, a Stannah dispõe de um mecanismo de rotação automática.

No caso de optar por um assento giratório elétrico, este poderá ser controlado através do comando remoto, o qual também lhe permite girar a cadeira elevatória de volta à sua posição inicial.

Quer escolha a opção de rotação automática ou o modo manual, o importante é que possa colocar a sua cadeira elevatória numa posição que previna uma queda no topo das escadas. Ao rodar o assento, poderá sair diretamente para o patamar, com total segurança e tranquilidade.

Segurança no fundo das escadas com uma cadeira elevatória

No fundo das escadas não terá o mesmo risco de queda como quando se está piso superior. No entanto, há que ter algumas questões em atenção.

Ao instalar uma cadeira elevatória, um dos fatores que o especialista em mobilidade irá verificar durante a avaliação das suas escadas é onde poderá estacionar a cadeira elevatória.

Em determinados casos, o seu elevador de escadas pode ser estacionado “ao virar da esquina”. Neste caso, a calha irá curvar no fundo das escadas e, assim, o elevador de escadas ficará estacionado ao lado nas escadas e não no fundo destas.

Porém, nem sempre é possível optar por esta solução. Nestes casos, a cadeira terá mesmo de ficar estacionada no fundo das escadas, o que pode fazer com que a última parte da calha se estenda para lá da parede, originando quedas ou bloqueando a passagem nessa zona. Para evitar que tal aconteça, é possível instalar uma calha retráctil. Esta é uma ótima solução uma vez que a última parte da calha pode retrair-se de forma automática, deixando a passagem livre.

Se tiver uma porta no topo da escada, a calha da cadeira elevatória também pode bloquear o acesso à mesma. Mais uma vez, a opção de calha retráctil é a melhor solução, dado que deixa o acesso à porta desimpedido.

6 Conselhos para utilizar um elevador de escadas em segurança

O seu elevador de escadas tem uma função: permite que possa utilizar as escadas de forma segura e confortável. Depois de se sentar na cadeira elevador de escadas, não existe propiamente uma dica especial que o mantenha mais segura ou confortável.

Com uma boa cadeira elevatória, tudo o que tem de fazer é sentar-se, apertar o cinto de segurança se necessário e está pronto para subir ou descer as escadas. No entanto, existem algumas questões a ter em conta e que podem facilitar a utilização do elevador de escadas:

  1. Um elevador de escadas está desenhado para ser utilizado por uma única pessoa de cada vez. Existe um limite de peso máximo associado ao elevador e, portanto, este não está feito para transportar mais do que um utilizador em cada viagem.
  2. Durante a instalação da sua cadeira elevatória, faça todas as perguntas que desejar sobre o seu funcionamento. Os nossos técnicos também não assumem que o trabalho está concluído até que se sinta completamente confortável com a sua nova cadeira elevatória.
  3. Utilize o cinto de segurança. Caso se sinta confortável, pode optar por utilizar a cadeira elevatória sem cinto de segurança. No entanto, e especialmente se tiver uma escada extensa, a utilização do cinto de segurança pode dar-lhe uma maior sensação de segurança. No caso de ter escolhido um cinto de segurança específico devido às suas necessidades de mobilidade, deve evidentemente colocar o cinto de segurança sempre utilizar o elevador de escadas
  4. Não deixar objetos nas escadas. Os sensores de segurança irão parar a cadeira elevatória imediatamente se encontrarem um obstáculo nas escadas. No entanto, o objeto terá de ser retirado das escadas antes de poder continuar a sua viagem. Para isto, terá de sair do elevador de escadas e retirar o objeto das escadas ou pedir a alguém para o fazer. O melhor é evitar que tais situações aconteçam em primeiro lugar.
  5. Considere uma revisão periódica do elevador de escadas. Durante a sua visita de avaliação das suas escadas, pode perguntar ao nosso especialista em mobilidade o que está incluído na garantia padrão do seu elevador. Esta garantia pode incluir uma verificação anual de rotina, uma vez que os elevadores de escadas Stannah não necessitam de muita manutenção. Um check-up anual para ter a certeza de que tudo está bem é o suficiente para garantir que o seu elevador de escadas continuará a funcionar corretamente durante vários anos.
  6. Mantenha a cadeira elevatória no seu ponto de carregamento quando não está a ser utilizada. Basta “estacionar” corretamente a cadeira elevatória após a sua utilização, em vez de a deixar num local aleatório nas escadas. Ao colocar a cadeira elevatória no seu ponto de carregamento está a garantir que as baterias permanecem carregadas e que podem ser acionadas caso haja um corte de energia.

Os elevadores de escadas são uma boa ideia?

Sim. Se tem problemas de mobilidade e quer continuar a usar as escadas de forma segura e independente, instalar um elevador de escadas é uma ótima solução. Assim, poderá continuar a viver na casa que tanto ama, como todo o conforto e segurança que merece.

Se tem alguma dúvida sobre as características de segurança dos nossos elevadores de escadas ou outros produtos Stannah, não hesite em entrar em contacto connosco. Estamos aqui para o ajudar e dar-lhe toda a informação de que necessita, para que possa encontrar a solução de mobilidade que melhor se adapta às suas necessidades e à sua casa.

Fontes:

WHO Global Report on falls prevention in old age