BLACK MONTH - Descontos imperdíveis em todos os equipamentos de mobilidade

BLACK MONTH - Descontos imperdíveis em todos os equipamentos de mobilidade

Saiba mais

Guia completo sobre como funciona um elevador de escadas

Escrito por Stannah em 10-10-2022

Se lida diariamente com problemas de mobilidade e quer continuar a viver na sua casa, saber como funciona um elevador de escadas pode ajudá-lo a entender como este equipamento é a solução perfeita para recuperar a liberdade e melhorar a sua qualidade de vida.

Os elevadores de escadas da Stannah são uma solução feita à medida de cada escada e, por isso, são considerados uma das soluções de mobilidade mais seguras no mercado. Além disso, são muito fáceis de usar.

Como funciona um elevador de escadas?

Um elevador de escadas pode transportar uma pessoa de cada vez entre dois ou mais pisos.

O carril sobre o qual o elevador se desloca é instalado no espaço disponível nas escadas, proporcionando uma viagem totalmente segura, estável e confortável.

Dependendo do tipo de cadeira elevatória escolhida, o utilizador pode viajar sentado ou de pé.

Como usar um elevador de escadas?

A utilização de um elevador de escadas é muito intuitiva e segura. Basta sentar-se na cadeira elevatória, apertar o cinto de segurança e premir o comando de direção.

No fim da viagem, só precisa de desapertar o cinto de segurança e levantar-se normalmente da cadeira.

Na Stannah, os elevadores de escadas têm um design minimalista, sem demasiados botões ou luzes, de forma a tornar a sua utilização o mais intuitiva possível.

Como funcionam os diferentes componentes do elevador de escadas?

Como funcionam os diferentes componentes do elevador de escadas

Os elevadores de escadas devem ser práticos e, por isso, os seus componentes são normalmente muito fáceis de usar.

Na Stannah, temos uma gama variada de modelos de elevadores de escadas. Por isso, dependendo do modelo que adquirir, pode selecionar diferentes componentes opcionais, como o assento giratório automático, para maior conforto.

Os nossos elevadores de escadas também podem ser personalizados, quer para se ajustarem melhor ao espaço onde será instalado, quer para se adequarem às necessidades de cada utilizador.

Comando ou joystick

O comando ou joystick serve para conduzir o elevador de escadas na direção pretendida.

No caso dos elevadores de escadas da Stannah, o comando ou joystick pode ser instalado em qualquer um dos braços do elevador.

Além disso, as nossas cadeiras elevatórias incluem dois comandos remotos para que possa chamar o elevador até si ou enviá-la para o piso pretendido sem que desejar.

Os comandos remotos são fixados à parede e, durante a noite, iluminam-se para que os possa encontrar mais facilmente.

Apoio de pés

O apoio de pés oferece maior estabilidade durante a viagem. Nos elevadores de escada Stannah, estes apoios têm propriedades anti-derrapantes para que possa entrar e sair da cadeira com total segurança.

Apoio de braços

O apoio de braços nos elevadores de escadas foi pensado para oferecer mais suporte e estabilidade aos utilizadores.

Na Stannah, pode escolher apoios de braços mais compridos para uma maior sensação de estabilidade e conforto ao levantar-se e sentar-se na cadeira.

Baterias

As baterias dos elevadores de escadas garantem um baixo consumo de energia e permitem usar o elevador mesmo durante um corte de energia.

Carril

É a peça sobre a qual o elevador de escadas se desloca ao longo de toda a viagem.

Os carris dos elevadores de escadas da Stannah são sempre feitos à medida e, por isso, adaptam-se a cada escada. É também por essa razão que temos um modelo de carril reto, curvo e retrátil.

Cadeira do elevador de escadas

A cadeira dos elevadores de escadas deve oferecer o máximo conforto e comodidade ao utilizador durante todo o percurso.

Na Stannah, as cadeiras dos nossos elevadores de escadas são desenhadas para oferecer maior suporte lombar e mais estabilidade durante a viagem.

Cinto de segurança

Cinto de segurança

O cinto de segurança é um elemento fundamental num elevador de escadas, principalmente para quem tem problemas de mobilidade severos.

O objetivo é oferecer mais segurança, garantindo que o utilizador permanece numa posição estável durante toda a viagem.

Desenhado para ser fácil de apertar com apenas uma mão, o cinto de segurança dos elevadores de escadas da Stannah pode ser adaptado às necessidades de mobilidade de cada utilizador.

Motor

É o elemento que “puxa” o elevador de escadas e o leva a percorrer a distância necessária até chegar ao piso pretendido.

Considerando uma cadeira elevatória Stannah, esta poderá subir uma escada de cinco metros de comprimento em apenas 50 segundos.

Assento rebatível

O assento do elevador de escadas deve ser rebatível para ocupar menos espaço nas escadas quando o elevador não está a ser utilizado.

Desta forma, as pessoas que queiram utilizar as escadas normalmente podem continuar a fazê-lo tranquilamente.

Detalhes personalizáveis

Poder personalizar o elevador de escadas mediante os seus gostos e requisitos específicos é uma grande mais-valia.

Na Stannah, dispomos da gama de acabamentos mais completa no mercado, incluindo diferentes tipos de tecidos, cores e acabamentos em madeira.

Assim, podemos garantir que o seu elevador de escadas se adapta na perfeição aos seus gostos pessoais e necessidades de mobilidade específicas.

Como é que os elevadores de escadas são carregados?

As baterias dos elevadores de escadas da Stannah carregam automaticamente quando o elevador estiver estacionado no ponto de carga, seja no topo ou fim das escadas.

No caso dos nossos elevadores de escadas retas, estes também carregam enquanto se deslocam ao longo de todo o carril.

Se o elevador de escadas estiver ligado à tomada, como deve estar sempre, as baterias estarão sempre carregadas e prontas a ser usadas.

Se houver um corte de eletricidade, a bateria de um elevador de escadas Stannah garante que ainda poderá realizar entre 15 a 20 viagens, dependendo do comprimento das escadas.

Quanta energia consome um elevador de escadas?

Quanta energia consome um elevador de escadas?

Um elevador de escadas consome pouquíssima energia, quase tão pouco como a sua cafeteira elétrica.

Por isso, gastos de energia não é algo com que tenha de se preocupar quando opta por um elevador de escadas Stannah.

Os elevadores de escadas precisam de um circuito elétrico dedicado?

Não, normalmente não é necessário. Os elevadores de escadas Stannah, por exemplo, são ligados a uma tomada comum e usam a eletricidade disponível na casa.

Se não houver uma tomada elétrica disponível perto das escadas, a equipa da Stannah ajuda-o a encontrar uma alternativa.

Os elevadores de escadas são seguros?

Sim. Os elevadores de escadas são das soluções de mobilidade mais seguras para pessoas com problemas de mobilidade.

Os elevadores de escadas da Stannah incluem diferentes componentes pensados especialmente para oferecer a máxima segurança ao utilizador.

Entre as características que contribuem para a maior segurança dos elevadores de escadas Stannah podemos incluir:

  • Vários tipos de cintos de segurança para diferentes tipos de necessidades de mobilidade;
  • 10 sensores de segurança instalados no chassi e base do elevador de escadas e que, ao detetarem qualquer obstáculo nas escadas, param imediatamente o elevador de forma suave;
  • O sensor de segurança instalado na cadeira que impede que o elevador se mova até que o utilizador esteja corretamente sentado e pronto para iniciar a viagem;
  • As baterias funcionam mesmo durante cortes de energia;
  • O assento giratório permite girar a cadeira elevatória e sair de forma totalmente tranquila e sem medo de cair. Esta funcionalidade é particularmente importante no topo das escadas.

Porquê investir num elevador de escadas?

Porquê investir num elevador de escadas

Os elevadores de escadas oferecem-lhe liberdade total dentro e fora de casa.

Independentemente dos seus desafios de mobilidade ou de quantos degraus separam os pisos da sua casa, com um elevador de escadas pode continuar a decidir onde passa o seu tempo.

Com um elevador de escadas Stannah em casa, passa a poder acompanhar a família com facilidade e autonomia. Pode passar de um piso para o outro as vezes que desejar, sempre sem ajuda.

Investir num elevador de escadas também significa que pode ficar na sua casa, sem necessidade de se mudar ou ir viver para um lar de idosos.

Mais qualidade de vida com um elevador de escadas

Contas feitas, se vê na sua casa o lugar onde quer passar os seus dias com máxima qualidade de vida, autonomia e independência, vale a pena investir num elevador de escadas.

Uma casa com um elevador de escadas é mais segura. E não só lhe oferece mais segurança a si como maior tranquilidade aos seus familiares por saberem que agora já pode utilizar as escadas sem o risco de cair.

Na Stannah, temos elevadores de escadas para todo o tipo de escadas e a instalação, além de não requerer obras, demora apenas um dia em condições normais.

Para saber que tipo de elevador de escadas será o mais indicado para si, fale connosco.

Um dos nossos especialistas de mobilidade terá todo o gosto em ajudá-lo a encontrar o elevador de escadas ideal para si e para a sua casa.

Artigos relacionados