808915050

Ligue-nos, é grátis

Configure o seu elevador de escadas aqui

Configure o seu elevador de escadas aqui

Saiba mais

3 tipos de elevadores de escadas e como fazer a escolha ideal

Escrito por Stannah em 29-04-2022

tipos de elevadores de escadas

Apontar todas as diferenças existentes entre os vários elevadores de escadas nem sempre é tarefa fácil, sendo que o objetivo destes é o mesmo: fazer com que suba e desça as escadas em total segurança.

No entanto, se prestar mais atenção a algumas das características dos elevadores de escadas, aos materiais de fabrico utilizados e às escadas para as quais foram pensados, será certamente capaz de os diferenciar mais rapidamente.

De modo a facilitar a sua decisão no momento de saber qual o modelo ideal para si, oferecemos-lhe uma perspetiva mais detalhada sobre alguns fatores que nos permitem distinguir os diferentes tipos de elevadores de escadas, tais como os rails, as principais características e a forma como são instalados os elevadores de escadas. Vamos a isso!

1. Diferentes tipos de elevadores de escadas

Diferentes tipos de elevadores de escadas

Existem três tipos de elevadores de escadas: elevadores de escadas retas, curvas, para escadas exteriores retas. E são definidos desta forma tendo em conta o rail pelo qual deslizam. Com efeito, os rails podem ser retos, curvos ou concebidos para escadarias exteriores.

1.1 Elevadores de escadas retas

Os elevadores de escadas retas são, provavelmente, o tipo de elevadores de escadas mais comuns. Apresentam um design simples e são concebidos para escadarias em linha reta. Podem ser instalados em escadas com até 12 metros de altura, embora a maioria das escadarias possuam uma altura inferior a 12 metros. Se for necessário, é possível ajustar o rail ao comprimento exato da escadaria.

Normalmente, é possível reaproveitar e instalar os elevadores de escadas retas em escadas diferentes daquelas para as quais foram concebidas. No entanto, este procedimento deve ser realizado por um técnico profissional.

1.2 Elevadores de escadas curvas

Ao contrário dos elevadores de escadas que deslizam em linha reta, os elevadores de escadas curvas são desenhados para escadas com designs mais complexos, com curvas e contracurvas.

Tal como o próprio nome indica, os elevadores de escadas curvas feitos à medida são pensados, normalmente, para escadas específicas e incluem as medidas exatas e os designs curvos das escadas. Uma vez que são feitos à medida, estes podem ser mais caros e demorar mais tempo a serem fabricados.

1.3 Elevadores de escadas para escadas exteriores retas

Este tipo de elevadores de escadas é especialmente desenhado para escadarias exteriores, de modo a que seja possível aceder a quintais, jardins e entradas de jardim. Os seus resistentes rails metálicos e os robustos assentos de plástico conseguem suportar a exposição permanente ao calor, frio ou condições húmidas. Vêm também incluídos com uma capa protetora e um sistema de fechadura com chave, de modo a conferir uma maior segurança.

2. Tipos de assentos

Tipos de assentos

Também é possível distinguir os elevadores de escadas através dos seus assentos. Ao escolher o tipo de elevador de escadas adequado com base no respetivo assento, tenha em atenção fatores como o conforto, a segurança e o mecanismo rebatível.

Estes são alguns dos tipos de assentos mais comuns:

  • Assento giratório: permite que os utilizadores saiam do elevador de escadas com os pés voltados para uma superfície plana e não para as escadas. A maioria das empresas proporciona um mecanismo giratório elétrico ou manual.
  • Apoios de braços e pés: os elevadores de escadas incluem apoios de braços e pernas, de modo a conferir uma maior segurança e conforto. Algumas marcas podem proporcionar apoios de pernas elétricos, de modo a facilitar o rebate do elevador de escadas quando não está a ser utilizado.
  • Assento rebatível: normalmente, é possível rebater os assentos dos elevadores de escadas quando não estão a ser utilizados. O facto de serem tão facilmente rebatíveis ajuda a reduzir o espaço nas escadas e a evitar potenciais riscos de queda por parte das pessoas que as pretendem usar.

3. Tipos de rails

Tipos de rails

O rail é o componente através do qual a cadeira elevatória se desloca enquanto sobe e desce as escadas. Por isso, se estiver à procura de um elevador de escadas, é importante que escolha o rail adequado e a forma como o mesmo será ajustado às suas escadas.

Existem três tipos de rails: retos, curvos e exteriores. Tal como mencionamos anteriormente, o tipo de rail depende da forma das suas escadas:

  • para escadas restas, a opção ideal será um rail reto;
  • para escadas curvas, um rail curvo;
  • e para escadas exteriores, um rail reto específico para exteriores.

3.1 Rail reto 

O tipo de rail com o design mais simples é o rail reto. Normalmente, estes rails são ajustados ao comprimento das escadas. Os materiais de que são feitos também influenciam a sua durabilidade, por isso, são, normalmente, feitos de alumínio anodizado antirriscos.

Ao instalar um rail reto, tenha em atenção a folga de altura livre e a largura das escadas que devem ter, pelo menos, 72 cm de largura. Se as suas escadas tiverem a largura e folga de altura livre suficientes, não deverá ter qualquer problema ao instalar um elevador de escadas retas.

3.2 Elevador de escadas com rail retrátil ou opção de rebate elétrico

Um elevador de escadas com um rail retrátil, também conhecido como rail articulado, é a solução perfeita para escadarias em linha reta.

O rail é rebatível, movendo-se para cima e para baixo de modo a libertar espaço na parte inferior das escadas. Por isso, quando se levanta da cadeira elevatória, é possível enviar automaticamente o elevador para o piso superior. O rail retrátil vai dobrar-se e desimpedir o caminho.

3.3 Rail curvo 

Os rails curvos são os mais caros, mas também os mais populares. Se pretender instalar um elevador de escadas numa escada com curvas ou com patamares intermédios, irá certamente precisar de um rail curvo. Normalmente, o design dos rails curvos é mais complexo, uma vez que é feito à medida de todas as curvas e contracurvas das escadas.

Por esse motivo, é indispensável que um especialista de mobilidade avalie cuidadosamente as suas escadas, para que possa fazer medições exatas das mesmas e recomendar o rail mais seguro e fiável para o seu elevador de escadas.

Rails personalizados e modulares

No que toca aos rails curvos, também existem algumas diferenças. Normalmente, existem dois tipos de rails curvos: personalizados e modulares.

Os rails personalizados são feitos à medida e proporcionam uma deslocação mais suave devido a um ajuste seguro. O design específico deste rail pode variar consoante a empresa escolhida, mas o mais comum é o “tubo” duplo.

Por outro lado, os rails modulares são feitos com um único “tubo” e são mais rápidos de instalar. No entanto, é possível que a deslocação do elevador ao longo das escadas não seja tão suave como com um rail curvo com “tubo” duplo. Ainda assim, continua a ser uma opção a ter em conta.

No entanto, o que irá determinar o tipo de rail de que necessita é efetivamente o design das suas escadas. Se as suas escadas tiverem várias curvas e contracurvas, terá de ponderar por um lado o preço e, por outro, as vantagens de obter um rail feito à medida das suas escadas.

4. Outros tipos de elevador de escadas: plataformas elevatórias

Para além dos três tipos de elevadores de escadas mencionados anteriormente, existem outras soluções de mobilidade semelhantes aos elevadores de escadas. Por exemplo, uma plataforma elevatória, também conhecida como elevador de escadas com uma plataforma para cadeira de rodas, combina as principais características dos elevadores de escadas e das plataformas elevatórias para utilizadores de cadeiras de rodas.

Uma plataforma elevatória ou plataforma para cadeira de rodas está desenhada para ajudar os utilizadores de cadeiras de rodas a deslocarem-se entre pisos. É possível que uma plataforma elevatória venha em diferentes formas e tamanhos, de modo a adaptar-se a vários designs e formas de escadarias.

5. Outras características de elevadores de escadas

Outras características de elevadores de escadas

Os elevadores de escadas apresentam várias características pensadas para proporcionar um maior conforto e segurança aos seus utilizadores. Algumas características são comuns à maioria dos modelos de elevadores de escadas, no entanto, existem outras que os distinguem. Vamos conhecer algumas delas.

5.1 Características de segurança

Consoante o seu design, os elevadores de escadas incluem características de segurança específicas:

  • Cinto de segurança: são uma medida de proteção para os utilizadores e uma forma de evitar possíveis acidentes. São geralmente fáceis de usar, especialmente para tem de lidar com doenças como a artrite nas mãos.
  • Arnês: são semelhantes aos cintos de segurança, mas destinam-se aos elevadores que permitem aos utilizadores viajar quase de pé.
  • Sistema de deteção de obstáculos: algumas cadeiras elevatórias incluem sensores eletrónicos que detetam obstáculos nas escadas. Quando é detetado um obstáculo, estes sistemas interrompem o funcionamento do elevador de escadas, de modo a evitar danos e acidentes.
  • Chave de segurança: permite prevenir a utilização não autorizada do elevador por parte de crianças ou adultos que necessitam de supervisão.

5.2 Peso

Se estiver à procura de um elevador de escadas para uso público ou privado, é importante que tenha em atenção o peso do mesmo, de modo a que atenda com segurança às necessidades físicas de todos os utilizadores.

O peso padrão de um elevador de escadas é de cerca de 130 kg, embora outros modelos consigam suportar até 200 kg.

Saiba mais sobre as medidas de um elevador de escada.

5.3 Comandos

Os elevadores de escadas devem incluir comandos de fácil utilização, de modo a facilitar a sua utilização por parte de pessoas com destreza limitada. Normalmente, os comandos estão instalados no apoio de braços do elevador de escadas, de modo a que seja mais fácil utilizá-los. Ao pressionar o comando, o elevador de escadas vai mover-se na direção pretendida.

Os comandos remotos ou instalados na parede também são bastante úteis para chamar o elevador de escadas quando este está parado num piso diferente.

5.4 Carregamento e eletricidade

A maioria dos elevadores de escadas são alimentados por uma bateria carregada automaticamente a partir de uma tomada perto das escadas. Assim, se houver um corte de eletricidade, as baterias são acionadas e o elevador de escadas vai continuar a funcionar até que chegue ao piso pretendido.

É por isso que é tão importante que o elevador de escadas fique parqueado perto do seu ponto de carregamento, de modo a que as baterias estejam sempre carregadas.

6. Preços

Preços elevadores de escadas

preço de um elevador de escadas varia consoante o seu modelo, o tipo de rail, características adicionais e a empresa que escolher. Tal como referimos anteriormente, os elevadores de escadas curvas costumam ser mais caros do que os modelos para escadas retas. Outros aspetos que podem influenciar o preço incluem:

  • O comprimento do rail;
  • O facto de as escadas serem interiores ou exteriores;
  • O número de degraus do lanço de escadas;
  • A existência de portas nos locais de passagem do elevador de escadas.

7.1 Elevadores de escadas usados

À primeira vista, os elevadores de escadas usados podem ser uma opção economicamente mais acessível. No entanto, se optar por instalar um elevador usado certifique-se de que este se ajusta às suas escadas na perfeição e às suas necessidades de mobilidade.

Tendo isto em mente, lembre-se de que um elevador de escadas em segunda mão nunca será tão adequado quanto um que tenha sido desenhado especificamente para as suas escadas. Por isso, ao instalar um elevador de escadas usado, certifique-se sempre de que a instalação é realizada por um técnico profissional.

Normalmente, as empresas que vendem elevadores de escadas em segunda mão oferecem serviços de instalação. Assim, caso decida optar por um elevador de escadas usado, é melhor fazê-lo com uma empresa que também oferece serviços de instalação.

8. Como escolher o elevador de escadas ideal

Escolher o modelo de elevador de escadas ideal, o respetivo rail e as características adicionais que melhor se adaptam às suas necessidades pode ser complicado. Por isso, certifique-se de que está bem informado e de que conhece todas as opções disponíveis.

Uma das melhores formas de ter a certeza que está a fazer a escolha certa é falar com um especialista de mobilidade que o pode aconselhar sobre o elevador de escadas ideal. Na Stannah, oferecemos-lhe uma avaliação de escadas gratuita e ajudamo-lo a encontrar um elevador de escadas que se adapte às suas necessidades de mobilidade e à sua casa.

Artigos relacionados