BLACK MONTH - Descontos imperdíveis em todos os equipamentos de mobilidade

BLACK MONTH - Descontos imperdíveis em todos os equipamentos de mobilidade

Saiba mais

As medidas que deve conhecer para instalar um elevador de escadas em casa

Escrito por Stannah em 19-05-2022

medidas-elevadores-escadas

Já alguma vez pensou em instalar um elevador, mas não fazia ideia se este caberia nas suas escadas porque não sabia as medidas do elevador de escadas? Muitos dos nossos clientes já passaram pelo mesmo.

Na Stannah, temos vários modelos de elevadores de escadas com dimensões que se ajustam ao local de instalação e uma grande variedade de opções de personalização.

Porque não há duas casas iguais e as escadas podem variar de muitas formas, os nossos elevadores de escadas são altamente seguros e personalizáveis, otimizando a utilização do espaço disponível e garantindo a máxima segurança para todos – os que usam o equipamento e os que circulam nas escadas a pé.

Por isso, reunimos aqui as principais informações sobre os nossos elevadores de escadas: medidas, possibilidades de personalização, funcionamento e detalhes de instalação.

Medidas dos elevadores de escadas: os elevadores têm dimensões diferentes?

Os elevadores de escadas podem variar de tamanho consoante o modelo. O tipo de escada onde são instalados, dependendo se a escada é curva ou reta, também irá influenciar a medida do carril.

Medidas dos elevadores de escadas retos

Os elevadores de escadas retos são instalados em escadarias retas, que ligam um patamar ao outro. Normalmente, a cadeira fica estacionada junto ao último degrau.

O carril, por sua vez, é instalado ao longo de todo o percurso que a cadeira irá realizar, desde o piso inferior ao superior. O carril em si ocupa apenas 15 cm nas escadas, por isso não irá incomodar quem desejar usar as escadas a pé.

Outro fator importante a ter em conta é que, no final das escadas, o carril irá provavelmente prolongar-se cerca de 45.7 cm para lá da parede. Este espaço adicional é importante para que a cadeira elevador possa ficar estacionada de forma totalmente segura.

Por isso, se tiver um corredor estreito ou uma porta perto do último degrau das suas escadas, deve considerar outras características tais como um carril retrátil ou um carril que contorna a parede ou o corrimão.

Medidas dos elevadores de escadas retos

Medidas dos elevadores de escadas retos
A Largura da cadeira (desde o apoio de braços) 48,2 cm
B Distância da parede ao apoio de pés (fechado) 34,4 cm
C Distância entre a parede e o limite exterior do carril 15 cm
D Distância da parede ao apoio de pés (aberto) 65,9 cm
E Altura desde o apoio de pés ao assento (ajustável) 39 cm a 49 cm
Largura mínima da escada 67,9 cm

Medidas para o modelo standard: Siena 600

Medidas dos elevadores de escadas curvos

Os elevadores de escadas curvos são instalados em escadas curvas ou em caracol, com um percurso curvo ou com patamares intermédios. A cadeira elevatória pode ficar estacionada fora do perímetro da escadaria, contornando uma parede ou um corrimão, mantendo-a totalmente disponível para quem circula a pé.

O carril metálico é sempre feito à medida da escada, tendo em consideração todas as suas curvas e patamares intermédios. Nas secções retas da escada, o carril terá uma largura de 15 cm a partir da parede, semelhante à de um carril para escadas retas.

No entanto, é difícil dizer qual a largura que o carril poderá ocupar em toda a escadaria porque irá depender do design de cada curva na escada.

Medidas dos elevadores de escadas curvos

Medidas dos elevadores de escadas curvos
A Largura da cadeira (desde o apoio de braços) 48,2 cm
B Distância da parede ao apoio de pés (fechado) 40,5 cm (depende do local onde a cadeira iniciar o percurso)
C Distância entre a parede e o limite exterior do carril 15,2 cm*
D Distância da parede ao apoio de pés (aberto) 67,9 cm*
E Altura desde o apoio de pés ao assento (não ajustável) 47 cm
Largura mínima da escada 67,9 cm*

*Pode variar consoante a configuração da escada.

Medidas para o modelo standard: Siena 260

Medidas dos elevadores de escadas exteriores

Os elevadores de escadas exteriores são instalados em escadas retas e, normalmente, incluem uma chave de segurança para evitar que outras pessoas possam usar o elevador sem a sua autorização.

A cadeira elevador e o carril exterior também estão preparados para suportar o desgaste que resulta das diferenças de temperatura, incluindo a exposição ao frio, chuva, humidade e calor.

Medidas dos elevadores de escadas exteriores

Medidas dos elevadores de escadas exteriores
A Largura da cadeira (desde o apoio de braços) 47,9 cm
B Distância da parede (fechado) 33,3 cm
C Distância entre a parede e o limite exterior do rail 20 cm
D Distância da parede (aberto) 64,7 cm
E Altura desde o apoio de pés ao assento (ajustável) 48,5 cm a 53,5 cm
Largura mínima da escada 66,8 cm

Medidas para o modelo: 320 para o exterior

Largura mínima dos elevadores de escadas: o espaço de que precisa para a instalação

Além de conhecer os elevadores de escadas pelas suas dimensões, é importante saber que largura tem cada um.

A largura dos elevadores de escadas varia consoante o modelo e pode ir dos 64 cm até aos 77 cm aproximadamente (com a cadeira aberta), sendo que o espaço necessário para instalar um elevador é maior do que a largura do próprio elevador.

Ao escolher um modelo de elevador de escadas para a sua casa, é importante garantir que tem disponível o espaço mínimo necessário.

Tipo de elevador de escadas Largura mínima da escada
Elevador de escadas retas 67,9 cm
Elevador de escadas curvas 67,9 cm*
Elevador de escadas exteriores 66,8 cm

*Pode variar consoante a configuração da escada.

Ao longo das décadas, as dimensões das cadeiras elevatórias da Stannah têm sido pensadas e testadas de forma a garantir a maior estabilidade, segurança e conforto dos seus utilizadores, sem nunca esquecer a funcionalidade.

Como medir as escadas para saber se pode instalar um elevador

Para uma avaliação rigorosa do espaço e um aconselhamento especializado sobre os elevadores de escadas mais adequados para a sua casa, pode solicitar a visita de um especialista de mobilidade da Stannah.

Os nossos especialistas avaliam as suas escadas e ajudam-no a entender as necessidades de espaço que podem ter impacto na correta instalação e funcionamento de uma cadeira elevatória.

O processo de medição do espaço segue várias etapas:

1. Avaliação do tipo de elevador mais adequado

Para decidir qual o tipo de elevador de escadas ideal para si, os nossos especialistas avaliam as suas escadas para definir se o ideal é um elevador de escadas reto ou um elevador de escadas curvo.

2. Medição do comprimento da escadaria

O comprimento da escadaria dita vários aspetos num elevador de escadas, desde o comprimento do carril até ao tempo que a cadeira vai demorar a percorrer a distância entre o piso inferior e superior.

3. Medição da largura da escadaria

É necessário garantir que as escadas tenham a largura mínima necessária para que possa instalar uma cadeira elevador. Nesta fase, pode ser aconselhado a retirar alguns elementos que tornam o espaço estreito, como móveis ou molduras.

4. Medição do pé direito no topo das escadas

Os nossos especialistas avaliam a altura do teto no topo das escadas, garantindo que haverá espaço suficiente para entrar e sair com segurança da cadeira elevador.

5. Medição do espaço nos patamares

O carril dos elevadores de escadas precisa de espaço para que possa estacionar a cadeira e entrar e sair em segurança.

O carril pode estar alinhado com a direção dos degraus ou fazer uma curva de 180º para estacionar. Tal significa que, dependendo dos casos, pode considerar-se a instalação de um carril retrátril para evitar que o carril se torne um obstáculo num local de passagem.

Uma outra opção inclui prolongar o carril para que este desenhe uma curva em torno da parede ou do corrimão e, assim, o elevador de escadas fica estacionada num local totalmente seguro.

Outras questões frequentes sobre os elevadores de escadas Stannah

O que é um elevador de escadas?

Os elevadores de escadas, também conhecidos como cadeira elevatória ou cadeira elevador, são cadeiras motorizadas que se deslocam sobre um carril. Este carril é fixado aos degraus da escada de forma totalmente segura.

Apesar de servirem para transportar pessoas de um patamar para outro, são diferentes das das plataformas elevatórias e dos elevadores residenciais – só transportam uma pessoa de cada vez, sem cadeira de rodas, de um piso para o outro.

medição espaço elevador escadas casa

Os elevadores de escadas podem ser instalados em qualquer tipo de escadaria?

Sim. Os elevadores de escadas são construídos à medida do espaço em que vão ser instalados, acompanhando as distâncias e a configuração do percurso.

Quanto tempo demora a instalação dos elevadores de escadas?

Em circunstâncias normais, a instalação de um elevador de escadas demora menos de um dia.

Todos os nossos elevadores são fabricados na nossa fábrica no Reino Unido segundo rigorosos padrões de qualidade e segurança.

Qual o peso máximo que os elevadores de escadas transportam?

Os nossos elevadores de escadas podem transportar mais ou menos peso dependendo do modelo. Em regra, os elevadores de escadas retos transportam até 160Kg e os elevadores de escadas curvos e externos transportam até 135Kg.

A que velocidade viaja a cadeira elevatória?

Todos os nossos modelos de elevadores de escadas viajam a uma velocidade de 0,09 metros por segundo. Assim, percorrer uma escadaria de 5 metros de comprimento levará cerca de 50 segundos.

Que requisitos elétricos tem de garantir para instalar um elevador de escadas?

Seja em escadas curvas ou retas, interiores ou exteriores, os elevadores de escadas funcionam a bateria. As baterias têm de ser carregadas através de uma tomada comum.

Como se instala um elevador de escadas?

No momento da instalação, a nossa equipa técnica fixa o carril aos degraus, instala a cadeira elevatória, o sistema de carregamento e outros componentes do elevador de escadas.

Em seguida, o nosso técnico irá testar o elevador antes de dar por terminado o processo de instalação.

Como se instala um elevador de escadas

Que tipos de elevadores de escadas existem e onde podem ser instalados?

Existem diferentes tipos de elevadores de escadas, elevadores para escadas retas, curvas e exteriores. Os primeiros são usados em escadarias retas; os segundos são usados para escadas em caracol ou com patamares intermédios; e os terceiros são usados em espaços públicos ou exteriores.

Porquê investir num elevador de escadas?

Os elevadores de escadas são uma solução de mobilidade muito segura e prática porque são fáceis de instalar e de ajustar a praticamente todos os estilos de escadas.

Confortáveis e seguros, estes equipamentos são muito fáceis de utilizar, não obstruem a utilização das escadas por quem circula a pé e não requerem alterações profundas na estrutura do edifício.

Próximos passos

Agora que conhece o potencial dos nossos elevadores de escadas, é o momento de dar um passo em frente. Conheça cada um dos modelos disponíveis, saiba mais sobre o nosso processo de compra e peça um orçamento gratuito, sem compromisso.

Entendemos que a informação é essencial para tomar a decisão certa e ninguém melhor do que os nossos especialistas de mobilidade para responder a todas as suas questões. Entre em contacto connosco, teremos todo o gosto em ajudá-lo.

Artigos relacionados